GRID ODS. Vazado. PNG. Colorido.png
Logo_só_GIENS-removebg-preview.png
Mandala_do_ODS-removebg-preview.png

O que são ODS?

ODS é a sigla para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  que fazem parte da chamada “Agenda 2030”. Trata-se de um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015 pelos 193 países membros. A agenda é composta por 17 objetivos ambiciosos e interconectados, desdobrados em 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030. 

ODS: o que significa e qual sua relevância no mundo hoje.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) buscam erradicar a pobreza e promover uma vida digna para todas as pessoas. Para atingir cada uma das 169 metas contempladas por esses objetivos, é preciso uma ação mundial coordenada entre governos, empresas, academia e sociedade civil.

Mandala_do_ODS-removebg-preview.png
Mandala_do_ODS-removebg-preview.png

Qual é a base e como foram criados os ODS da ONU

Busca-se um desenvolvimento capaz de atender as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de gerações futuras de fazerem o mesmo. Este é o desenvolvimento sustentável, que está no cerne dos ODS. Para isso ocorrer, é necessário a harmonia entre três elementos: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente.  Sua criação é fruto de um processo de mais de dois anos de duração, iniciado em 2012 na Rio+20 (a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável) e respaldado por consultas públicas envolvendo a sociedade civil e outras partes interessadas ao redor do mundo.

Os 3 Pilares da Sustentabilidade

Para garantir sustentabilidade, as organizações devem ter todas as suas ações voltadas para os três pilares, por meio dos quais, serão avaliados o quanto essas organizações são sustentáveis, lembrando que os 3 Pilares são interdependentes para se sustentar.

SOCIEDADE.jpg
ECONOMIA.jpg
BIOSFERA.jpg